Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Usando a História em suas historias!


                Este não será um espaço para a discussão acadêmica da historia, mas sim visões minhas sobre a ciência e o conhecimento vindo dela, aliado a isso este será um espaço a onde irei disponibilizar o que produzir para o meu hobbie principal, o RPG.
            Ambos estão ligados de forma indireta pra mim, apesar de o primeiro RPG possuir elementos da nossa Idade Media, ele também possuía elementos fantásticos. Muito das ideias usadas em cenários de RPG são retiradas da cultura humana e da historia, claro que algumas são extrapolações, mas isso não diminui o seu valor.
            Então vamos ao que interessa, você decidiu mestrar em um cenário, e o pano de fundo é a algo retirado da historia. Bem existe algumas perguntas que você deveria se fazer então, qual o grau de fidelidade você ira adotar? O período histórico só será um pano de fundo? Ele será realista ou você ira colocar elementos fantásticos?
            Acredito que estas perguntas são fundamentais , o grau de fidelidade define não só o nível tecnológico disponível aos jogadores e npcs, mas também a coisas como a cura de ferimentos e obtenção de recursos. Por exemplo, se a sua aventura se passa na era pré-histórica, as armas fabricadas pelos humanos deste período não serão as mesmas usadas por babilônicos e ou romanos.
            Por vezes o mestre e ou narrador só quer usar o cenário do período em questão, a aventura ira se passar durante a revolução francesa, mas isso não significa que ela terá alguma ligação com a revolução ou ainda se eles serão afetados por ela. Acredito que essa seja uma abordagem que você pode utilizar caso não se sinta seguro com relação ao seus conhecimentos do período, apesar de se seguro eu acredito que esse método seja um pouco pobre, isto por que, se perde a oportunidade de explorar novos elementos que não são tão comuns em jogos e aventuras de RPG.
            E por ultimo, qual o grau de realismo sua aventura terá, isso não significa que você precisara usar um sistema realista, mas sim se ele usara elementos fantásticos como magia e outras raças sencientes, esses elementos podem parecer simples a primeira vista, mas se começarmos a pensar neles veremos como eles poderiam ter mudado a nossa historia, mesmo em diferentes graus.
            Se a magia realmente existisse será que os maias e astecas seriam dominados? Ou ainda as sociedades secretas, que eram uma mistura de culto e organizações políticas, iriam usar sua influencia para aumentar seu poder e influencia? Essas são questões que você deve pensar quando decidir introduzir elementos fantásticos em um cenário histórico.
            Você pode se apropriar de muitas maneiras diferentes elementos históricos, seja somente como inspiração ou ainda como base principal de seu cenário/aventura, independente da escolha que fizer isso irá representar ler e conhecer o que você esta querendo utilizar.
            A ideia é lançar uma coluna semanal, mas isto estará sujeito a minha disponibilidade de tempo, pretendo também utilizar este espaço, caso crie aventuras e matérias para sistemas de como o Fate Core e o Savage Worlds.