Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como a Tecnologia pode afetar o seu Cenário Sci-fi? ( 1ª parte)

Um dos elementos mais comuns nos cenário de ficção cientifica é a tecnologia, ela pode ser somente mais um elemento do cenário, ou, o mais comum ele pode moldá-lo, ela pode ser a origem ou a solução de seus problemas, existe uma centena de maneiras de você encará-la, e aqui vamos discutir algumas.

O que é Tecnologia?


De acordo com a fonte de todo saber Wikipedia, a definição do termo seria:
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.


A partir disso podemos pensar que isso pode envolver elementos mecânico e biológicos, sim meu querido, ou você acha que manipulação de DNA não esta relacionado a isso? E acredito que com o passar do tempo, a junção dessas duas será inevitável, alguém ai gritou cyberpunk?

Ok, então como você pode usar isso em suas historias de sci-fi e RPG, bem vamos pelo caminho que muitos jogadores adoram, armas, armaduras e escudos, e meu caro quem não adora um brinquedo novo? E estes estão ligados diretamente a tecnologia disponível.

Peguemos o exemplo do filme do Homem de Ferro, nos filmes recentes vimos que a introdução de uma armadura altamente tecnológica que possui a capacidade de um exercito, cria um desequilíbrio no poder mundial, não só por que ela esta sob controle de um civil, sem fidelidade governamental, mas por que só ele é capaz de criá-las.

Mas e se essa informação vazasse? E se governos colocassem as mãos nesta tecnologia? E se um grupo extremista, que acredita que sua ideologia é mais certa e justa é a única capaz de guiar a humanidade para um futuro melhor? Alguém ai gritou Hidra?

Sim meus caros, como eu disse, a tecnologia pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Alem disso ainda existe a escalada tecnológica, se alguém cria uma arma outra é criada para superá-la, e cada vez que um equilíbrio é criado existe uma busca para superá-lo.

Isso é claro é uma forma de se ver as coisas, outra forma é como a tecnoliga pode afetar a sociedade, existem dois filmes que gosto muito que mostram isso muito bem. O primeiro é WALL·E, nesse filme a raça humana abandou a terra depois de transformá-la em um grande lixão, eles agora vivem no espaço em grande naves que podem ser comparadas a cruzeiros de luxo, a onde todas as suas necessidades são atendidas através de robôs.

Eternamente deitados em suas poltronas e se comunicado basicamente através de seus monitores, mesmo que a pessoa esteja ao seu lado os seres humanos foram esquecendo da Terra, e se tornando cada vez mais dependentes de sua tecnologia. Depois de algumas gerações, eles já não usam seus pés e todos são obesos. Ate a simples ação de andar já se torna um desafio. Um excelente filme essa animação da Pixar nos mostra como podemos nos tornar acomodados.

O segundo filme seria Substitutos, o filme em si é fraco, mas a idéia ainda é muito boa, ele faz a seguinte pergunta, o que aconteceria se criássemos corpos artificiais e fossemos capazes de controlarmos eles a distancia, mantivéssemos os sentidos do tato, audição e visão? A principio parece que não muda muita coisa, mas a medida que o filme vai nos introduzindo a este novo mundo percebemos que mortes causadas por atos de violência como assaltos e acidentes cai drasticamente.

Mas isso cria uma divisão na sociedade, existe aqueles que não vêem problema em usar essa tecnologia, a grande maioria, e existe aqueles que abandonam de vês a sociedade, alegando que a humanidade esta deixando de ser humana, com o uso de tal tecnologia.

No segundo caso é interessante pensamos como elementos como a guerra, que agora realmente parece um jogo de vídeo game, o barateamento da tecnologia chega a um ponto que fica mais barato do que mandar soldados humanos para conflitos, o filme em si não se aprofunda nessa questão, mas eu fico imaginando como os conflitos atuais ficariam.


Então ao criar o seu cenário de ficção cientifica, seria interessante você pensar coisas como, quais tipo de tecnologia existem? Como elas afetam o meu cenário? Será que existe algum segredo ligado a essa tecnologia? A tecnologia é algo comum? Todos tem acesso a ela?


Bem acredito que por hoje podemos ficar por aqui, essa é a primeira parte, semana que vem continuamos. Ate semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário