Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como a Tecnologia pode afetar o seu Cenário Sci-fi? ( 2ª parte)

Ola, continuando a ideia do ultimo artigo, hoje gostaria de falar sobre computadores e inteligências artificiais e como eles podem afetar o seu cenário, em muitos cenários de ficção é comum o avanço dos computadores em cenários de ficção, esse avanço pode ser aproveitado de varias formas diferentes, uma delas é a criação de uma realidade virtual, basicamente você daria a capacidade a uma pessoa de se transferir para dentro de um computador e a partir daí acessar a uma rede igual a internet.
Essa capacidade de entrar na maquina poderia ter vários níveis diferentes, desde um acesso com óculos e fones de ouvido, como uma forma simples ou indo de forma radical com a transferência da consciência para o computador, alguém ai falou em Matrix?
Existe um livro que trabalha exatamente isso, em Jogador Numero 1, você acompanha o protagonista em mundo virtual, que acabou ocupando o lugar do mundo real. Ele viaja em diversos cenários diferentes encarando os desafios que cada um deles apresenta.
Para quem esta achando isso confuso de se entender, imagine um MMORPG, a onde a barreira do monitor e do usuário é quebrada, você não precisaria mais de um mause ou teclado, com um simples gesto de mãos, no caso de uma imersão parcial, ou somente desejando no caso de uma imersão total, e você seria capaz de ir de um lugar ao outro.
Essa ideia por si só já da margens para toda uma historia, imagine um haker, ou um grupo deles tentando invadir uma empresa, só que ao invés de invadi-la pessoalmente eles fazem isso através de sua rede de computadores, nesse mundo se informação é poder, imagine as possibilidades.
Para algum mestres isso pode permitir a variação de estilos em sua mesa, como assim? Bem imagine que ao criar a sua rede de computadores o programador adotou um visual estilo idade media, bem para acessar a informação desejada os personagens irão encarar monstros e outras criaturas que seriam a defesa da rede. Ou quem sabe o cara era fã de Matrix e adotou o visual do filme, ou ainda se ele fosse um fã de quadrinhos, bem acho que você já entendeu.
Para velhacos como eu entender esse conceito era complicado, ainda mais se você não tivesse conhecimentos de programação, mas acredito que hoje seja mais fácil entender isso.
Outro avanço que pode gerar serias mudanças são as Inteligências Artificiais (AI), basicamente AIs são programas que são capazes de realizar tarefas sem a presença de seres humanos, tomando decisões e elas podem ter ou não consciência. Como assim você deve estar se perguntando.
Uma AI sem consciência realiza as tarefas sem se perguntar o por que, ela simplesmente realiza a ação, dia a apos dia, sem se manifestar, a não ser que algo esteja fora de seus parâmetros, já uma AI com consciência é capaz de fazer uma das perguntas mais perigosas da historia, o “por que?”, perigosa por que isso pode levar a respostas como “os seres orgânicos são dispensáveis?” e advinha que seria estes seres orgânicos?
Exemplos disso são encontrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, em ambos a tecnologia, ou as maquinas, evoluiu a um ponto de se  tornarem independentes dos humanos. Claro que existem cenários que dizem que isso poderia ser evitado, na serie Robos de Isaac Asimov, existem as três leis que impedem as maquinas de assumirem o comando.
Computadores melhores também poderiam permitir ao homem conquistar um de seus maiores sonhos, o espaço! Afinal poderíamos calcular como construir naves melhores e outras formas de impulsionar essas naves pela imensidão negra.
Seja como for, o avanço dos computadores pode influenciar drasticamente o seu cenário, tudo depende de como você quer utilizá-lo. Seja como vilão e ou uma forma de se viver aventuras, os computadores podem lhe proporcionar muitas aventuras.
Espero ter iluminado um pouco mais essa questão, nos vemos na próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário