Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Como eu posso criar uma história usando a História?

Olá, continuando com os artigos aqui no blog, hoje irei falar de como obter a informação que você precisa e de que formas você pode utilizar isso em suas aventuras e historias, não tenho a pretensão de dizer o que é certo ou errado, somente sugestões, então vamos lá.

Ok, eu não quero assustar ninguém, mas eu acredito que para se criar uma ambientação legal você precisa ler, não estou dizendo que você deva entrar em uma biblioteca e passar horas lá dentro, apesar de achar que isso não lhe faria mal, mas sim que você precisa conhecer sobre aquilo que você esta falando.

Eu sei por experiência própria que muitos historiadores simplesmente não possuem o dom da escrita, e a verdade é que para um leigo alguns textos podem assustar. Então por onde você poderia começar? Pode parecer simplista, mas eu recomendaria o livro didático, nem todos são bons, mas para um contato inicial, isso não irá prejudica-lo.

Além do livro didático você ainda pode adquirir alguns livros paradidáticos, estes livros tem como objetivo expandir os conteúdos, mas sem sobrecarregar o leitor de informações técnicas, abaixo irei colocar alguns links de coleções que acho interessante, nessas coleções você pode ter uma ideia geral, sem se sobrecarregar de informação.

Outra fonte de informação é, olha que surpreendente, é a Internet, claro que você precisa tomar cuidado com o que lê, nem tudo que você vê por aqui é verdade, pode parecer surpreendente, mas algumas pessoas simplesmente mentem ou não se preocupam com o que colocam on line.

O que não significa que você ache na internet confiável, é só ver o nosso espaço, mas falando serio, hoje na rede você é capas de encontrar artigos, caso queira algo mais acadêmico, ou simples informações, uma das fontes que gosto como referencia superficial é a Wikipédia, eu sei que alguns artigos podem ser alterados e  informações podem estar equivocadas, mas de forma geral eu não vejo tanto problema assim.

Agora que acho que uma das formas mais impactantes de se obter alguma referencia são o cinema e a tv, eu particularmente não acho que sirvam para uma pesquisa profunda, na verdade, acho que em muitos casos você ira fazer mais perguntas do que obter respostas, mas existem exceções, uma delas por exemplo é a serie do History Channel, Vikings, a serie segue um modelo de ficção, mas se baseia em um herói real.

Nessa serie, por exemplo, vemos elementos da cultura Viking, politica, sociedade e religião, outras series que te passam a mesma qualidade são as da BBC, como a Copper, que acompanha policias em Nova York no século XIX, esses são trabalhos que possuem muita pesquisa.
 
Muitos filmes se focam em eventos particulares, e a ambientação é composta por figurinos e cenografia, e em alguns filmes você pode ser capaz de retirar algo para a sua aventura.

O importante ao criar a sua aventura em algum período histórico, você deve ter em mete que quanto mais referencias tiver melhor a e maior ela será, não se limite somente a uma fonte, veja filmes livros e series, o importante é ter em mente que quanto mais informação, mais seguro do cenário e mais fácil ficarão as coisas pra você.

Coleção de Livros:


Series recomendadas:

Vikings - http://www.youtube.com/watch?v=k5VngkAbkAE


Revista de História:
http://www.revistadehistoria.com.br/